Conceitos

O fluxo de aprovação de uma transação online por cartão de crédito é o seguinte:

1- cliente digita os dados solicitados pelo sistema, por exemplo pelo Motor de Reservas FastHotel ou na tela de alguma adquirente (empresa responsável por fazer a “captura da transação”, como por exemplo a Cielo).

2- a FastHotel ou adquirente verifica se os dados obrigatórios foram preenchidos e envia-os ao banco emissor.

3- o banco emissor que valida, por exemplo, se os dados do cartão estão corretos, se há crédito disponível, se o cartão está bloqueado por denúncia de fraude ou roubo.

4- ao validar os dados, o banco emissor “pré-aprova” a transação e lança no extrato do cartão de crédito do portador.

Caso não sejam validados, a transação é reprovada.

5- em seguida, o banco emissor avisa a adquirente (Pagarme, Cielo, PagSeguro) que a transação foi pré-aprovada e a transação é submetida ao anti-fraude da adquirente.

6- Caso não seja identificado risco, a transação é aprovada definivamente.
Caso seja identificado risco alto ou muito alto (por critérios não explícitos), a transação é reprovada.

7- o banco emissor é avisado e estorna a transação (imediatamente ou na madrugada do próximo dia útil). Quando o estorno não é imediato, o portador do cartão (cliente) pode ver a transação de compra em seu extrato, mas a reserva não foi criada. Neste caso, ele deve ser avisado para esperar o estorno pelo banco emissor.

8- se você, hoteleiro, tem segurança que não se trata de uma fraude, pode solicitar o reprocessamento sem anti-fraude para a FastHotel no caso da adquirente Pagarme. Antes, é fundamental ler esse artigo para saber que documentações são importantes para contestar um eventual chargeback.

Como obter mais aprovações no seu Motor de Reservas

Para quem utiliza Motor de Reservas, recomenda-se sempre que se ofereça uma mais de uma forma de recebimento automático. Na caso da FastHotel, você também pode oferecer o FastPIX a seus hóspedes.

Com esta inovação, no final da reserva, o FastHotel gera um QR Code. O cliente paga via PIX lendo este QR Code. Nós conseguiremos identificar de qual reserva é o pagamento. Ou seja, usamos a tecnologia para que as reservas sejam criadas com o pagamento via PIX confirmado e lançado na conta do hóspede.

O processo fica 100% automatizado eliminando a ação humana.

Isso significa que é melhor que cartão de crédito porque:

  • Elimina totalmente a espera para receber o dinheiro ou as altas taxas de antecipação já que, com o FastPIX, o dinheiro fica disponível instantaneamente.
  • Elimina totalmente os problemas de pagamentos não aprovados pelos anti-fraudes das adquirentes.
  • Elimina totalmente os problemas de chargeback.
  • A taxa é bem menor que as de cartão de crédito que, em geral, começam a partir de 2,2% e das taxas de cartão de débito que giram em torno de 1,5 a 2,5%.

E é melhor que transferência ou PIX comum porque:

  • Elimina totalmente o trabalho de cobrança, gerando mais produtividade.
  • Elimina totalmente o risco de receber um comprovante falso.
  • Elimina totalmente as reservas preliminares que ficam bloqueando os quartos e podem até causar perda de venda.
  • Elimina compartilhamento de acesso à conta bancária da propriedade.

Clique aqui e solicite mais informações sobre o FastPIX

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