Quando usar
- Quando você quiser criar ou alterar uma condição de cancelamento.
Como usar
ATENÇÃO: quando quiser passar a usar uma nova condição de cancelamento, não se indica modificar condições de cancelamento existentes pois isto modificará as condições de reservas já vendidas. Ao invés disso, você deve criar uma nova condição de confirmação.
Uma ótima estratégia para facilitar a criação de uma condição de cancelamento, além de ler este artigo, é abrir uma condição de parcelamento já existente em uma outra aba do Chrome e olhar como a outra condição está preenchida.
Abaixo do passo-a-passo, você verá um exemplo de preenchimento de uma das condições mais utilizadas por nossos clientes.
Em Cadastros > Comercial > Condições Comerciais:
1- Clique em uma condição de cancelamento existente ou no botão Criar abaixo das condições de cancelamento já existentes para criar uma nova condição.
2- Preencha:
- Nome: nome da condição de cancelamento;
- Inativo: se marcado, inativa o uso desta condição;
- Texto das condições de cancelamento: marque como quer a condição apareça no comprovante da reserva;
- Caso tenha marcado “Exibir texto alternativo” ou “Exibir ambos textos: digite o texto alternativo à direita;
- Multa de cancelamento: marque o que achar mais adequado;
- Caso tenha marcado Critérios de multa: configure um ou mais critérios de multa;
- Evento: selecione qual dos eventos deseja usar como referência;
- Horas: use valores negativos para ANTES do evento ou valores positivos para DEPOIS do evento;
- Tipo de multa: selecione qual dos tipos de multa desejará aplicar caso o cancelamento ocorra no momento previsto por Evento +/- Horas. À direita, indique o valor da multa em % do valor total da reserva, em reais ou em número de diárias médias;
- Desistência: indique a quantidade de horas, a partir da criação da reserva, em que não deve haver aplicação da multa mesmo que o cancelamento ocorra no momento previsto por Evento +/- Horas;
Sessão Motor de Reservas
- Descrição: descreva a condição de cancelamento de uma forma que seus clientes entendam pois este texto aparecerá na penúltima tela do Motor de Reservas.
3- Clique em Salvar.
Exemplo de preenchimento de uma das condições mais utilizadas por nossos clientes:

O que fazer depois
1- Vá em Cadastros > Comercial > Condições Comerciais, clique em cada um dos tipos de tarifa aos quais ela se aplica e marque a condição de cancelamento criada. Leia isso para mais detalhes.